terça-feira, novembro 22, 2005

SUGESTÕES


BONS AUTORES DE LIVROS INFANTIS (1)

Kveta PacovskáKveta Pacovská, nasceu em Praga, em 1928. Obteve a sua formação académica na Academia de Artes Aplicadas de Praga em 1952 e desde 1960 que projecta livros infantis.

Kveta Pacovská não é apenas ilustradora e escritora de livros, e toda a sua obra se situa entre a pintura, escultura e artes gráficas. Nas suas esculturas em papel, onde figuras ficam suspensas em arame, pressente-se a influência das marionetas da sua cidade natal.

Os textos que Kveta apresenta nos seus livros são, normalmente, histórias simples mas que nos envolvem num mundo fantástico, só possível no mundo da fantasia e da criatividade. Os livros de Kveta Pacovská estão fora do conceito vulgar de livro ilustrado. São livros dinâmicos, com texturas, pinceladas e riscos com cores garridas que provocam grandes contrastes, abrem e fecham portas e janelas, dobragens que dão passagem para a criatividade.

Observar uma criança que manipula um livro da Kveta Pacovská, é observar as potencialidades deste objecto criativo que leva as crianças a contar outras histórias escondidas na “escrita” da ilustração. Sente-se a influência da arquitectura, onde se podem obter figuras tridimensionais tornando-se num jogo onde forma, sombra, luz e espaço coincidem naquele momento.

Qualquer dos livros desta autora/ilustradora se transforma num convite, muito forte, a entrar nele, viver nele, retirando dele inspiração para criar. (Reflexões sobre o texto de Maria de Jesus e Eduardo Filipe “Kveta Pacovská, Livros ilustrados ou escrita feita ilustração?”, na Malasartes nº 7, Dezembro de 2001).

Em português do Brasil, temos à venda “O Reizinho das Flores“, Ed. Martins Fontes, mas podemos encontrar outros títulos em francês e inglês como “Corne Rouge”, “Coleur, Coleur”, “Jamais Deux sans Trois” da Ed. Seuil Jeunesse ou “Green, Red, All”, “Flayng”, “Alphabet”, entre muitos outros.

Agradecemos a colaboração de Paula Viotti que vai continuar a oferecer-nos os seus oportunos comentários e sugestões sobre autores de literatura infantil.