terça-feira, Abril 18, 2006

COMO APRENDER A SABER MAIS

Aprender exige esforço, método e condições adequadas. Nem sempre os alunos levam em consideração alguns aspectos que estão relacionados com a forma como estudam e isso pode trazer resultados menos bons e desânimo devido ao insucesso.
Um leitor deste blogue enviou-me um texto adaptado de um original de Virgílio Vasconcelos Vilela que considero muito interessante e onde o autor sugere várias dicas para que a tarefa de estudar seja bem sucedida. O texto pode ser um pouco logo mas é muito útil e aconselho-te que o leias.

Tens então três etapas a vencer quando estás numa sessão de estudo. Essas três etapas são cruciais e deves segui-las com algum rigor. Vejamos.

Antes
1) Prepara o ambiente - quando decidires que é hora de estudar, antecipa o que vais precisar e deixa tudo à mão: livros, anotações, dicionário. Se usas computador, abre os arquivos que julgues necessários ou úteis. Se quiseres, pega também num copo d'água ou sumo. Outras opções são avisar a família do que vais fazer e desligar o telemóvel. O objectivo aqui é montar um ambiente que te permita o máximo possível de foco e concentração.

2) Activa a tua motivação - diz para ti mesmo para que serve o que vais fazer em seguida. Activa a lembrança dos motivos (teste, exame, TPC´s, etc). O que vais obter no final? E o que isso te trará? Imagina por um momento que já estás obtendo benefícios da tua dedicação.

3) Activa os teus conhecimentos - faz perguntas a ti mesmo sobre o assunto. O que já aprendi sobre isto? Que experiências e práticas já tive? Em que é que já usei este material ou parte dele? O quanto já progredi? O quanto sabia antes, e quanto sei agora? Não é preciso esforço, as perguntas já induzem a resposta, tu apenas ficas à espera do efeito.

4) Activa as tuas atitudes - de que maneira queres dedicar-te? Expressa as atitudes que gostarias de manter durante a sessão de estudo. Sugestões: "estar concentrado", "focar o melhor possível no objectivo", "desligar-me de tudo que não estiver relacionado", "com interesse", "com a maior objectividade".

Durante
5) Define a tua intenção imediata - declara verbal ou mentalmente o que pretendes para o próximo segmento de estudo. Nem sempre é possível ser muito específico, faz o melhor possível. Vais estudar um capítulo? Praticar uma sequência? Decide quanto tempo irás dedicar minimamente (depois podes tomar outra decisão). Para esta etapa, podes consultar os teus PPPs (próximos pequenos passos) definidos na sessão prévia (ver abaixo a secção Depois). Ajusta-os se for o caso, para incorporares novas e melhores idéias.

6) Descomprime - de vez em quando relaxa o corpo ou partes dele o quanto for possível. Como está a tua testa agora? E teus ombros? (estas zonas ficam muito tensas quando andamos com stress).

7) Faz pausas - após algum tempo de dedicação, faz uma pausa com a intenção de permitir o teu cérebro a absorção e a incorporação do novo material. Enquanto isso, descansas. Uma pesquisa mostrou que a aprendizagem é maior no início e no final de um período delimitado de dedicação (D. Gordon e J. Vos, em Revolucionando o Aprendizado, da editora Makron).

8) Interrupções - por mais que não queiramos, podem ocorrer interrupções. Se isso te ocorrer, após decidir verificar e antes de desviar-te, regista o ponto de retorno, o que farás quando voltares. Pode ser um capítulo, um exercício, um movimento. O registo pode ser tão simples quanto um lápis na página correcta, uma anotação ou uma imagem mental.

Depois
9) Verifica o progresso - avalia o rendimento da sessão. Se usaste alguma das estratégias sugeridas, vê se dá para saber se foi útil ou não, se vais praticar uma outra vez para avaliar melhor. Se concluires que não progrediste muito, é um momento de reavaliar as estratégias de aprendizagem, e talvez decidires fazer mudanças, talvez pesquisar um pouco sobre o que existe que talvez não conheças.

10) PPPs - define e regista os Próximos Pequenos Passos a serem dados no assunto. Estes têm uma importância especial: definir PPPs é garantir que tu podes desligar-te do assunto tranquilamente; se esqueceres, já tens as ligações para retomar do ponto onde paraste.

11) Reconhece- separa um minuto para fazeres o auto-reconhecimento: procura algo de bom no que fizeste, como teres-te dedicado, teres aprendido um pouco mais, estares mais próximo do objectivo, teres tido disciplina, o que quer que encontres de bom e positivo. Para cada um, procura o prazer e a satisfação que te proporciona. Usufrui, isto é, dedica-te a ficares sentindo cada prazer ou emoção prazerosa por alguns segundos.

12) Guarda as coisas - no final, volta ao ambiente anterior, guardando materiais, fechando programas e limpando eventuais resíduos da actividade. O objectivo aqui é mais do que organização: assim estás enviando uma mensagem ao teu cérebro de que a sessão está encerrada, que vais fazer outra coisa e queres concentrar-te devidamente nessa outra coisa, seja o que for.

13) Faz uma transição adequada - quando nos dedicamos com intensidade a algo, há a possibilidade de que representações mentais e até emoções fiquem activas, independentemente da nossa vontade, mesmo quando queremos fazer outra coisa. Assim, antes de fazer essa outra coisa, e se julgares necessário, executa algumas acções para mudares de "atmosfera". Em geral são coisas agradáveis: tomar um banho, lanchar, até beber algo bom pode funcionar. Também pode ser uma actividade física, como exercícios, alongamentos e caminhadas, ou deitares-te por alguns minutos e simplesmente relaxar. O importante é achares algo que funcione para mudar o "clima", no máximo alguns minutos.